Yoga emagrece?

Atualizado: 23 de Abr de 2019


É certo que sempre há dúvidas sobre os benefícios do yoga em relação ao emagrecimento. Confira neste post como o yoga pode te ajudar com seu peso!





Atividades Físicas


Primeiramente, vamos abordar a questão física em relação a outras atividades e posturas de yoga (ásanas).


Quando comparada com atividades aeróbicas como a corrida, por exemplo, nota-se que o gasto calórico durante a prática de yoga é bem menor. Porém, no yoga há vantagem em termos de tonificação muscular, já que a aula pode trabalhar os músculos do corpo de forma geral, e não apenas partes específicas (leia nosso artigo sobre yoga e pilates aqui).


Já em comparação com atividade de musculação, por exemplo, é certo que os músculos queimam mais energia do que a gordura em si. Aqui, vale o que dissemos acima sobre tonificação muscular.


Então, para quem ainda não conhece uma yoga (e são vários os tipos), podemos dizer que, apesar de não ser uma prática aeróbica, dependendo da intensidade da aula é possível queimar até 230 calorias. Isto porque em uma aula regular são trabalhadas posturas de força, isométricas e que ajudam a aumentar o tônus muscular. Além disso, são trabalhadas posturas de alongamento para o ganho de flexibilidade. Tudo isso sem causar impacto nas articulações, o que é super importante.


Justamente por poder ou não ser uma prática tão exigente, o yoga pode ser praticado pela grande maioria das pessoas, incluindo idosos e crianças. (Lembre-se sempre de pedir liberação do seu médico para iniciar uma nova atividade física).

Atividades Mentais


Em uma segunda abordagem, verifica-se que o trabalho de consciência corporal realizado durante as práticas de yoga é capaz de contribuir para o emagrecimento.


Uma pessoa com maus hábitos alimentares ou vícios é capaz de criar, com o tempo, a consciência de cuidar de si, de seu corpo e sua mente a ponto de refletir sobre o que vai consumir ou não, e de se importar com isso.


Como mágica, a pessoa perde a vontade de consumir determinados alimentos que ela sabe que serão prejudiciais ao seu desenvolvimento. Por que vamos consumir alimentos e "sujar" nosso corpo já que estamos trabalhando para limpa-lo? Sim, com yoga são trabalhadas técnicas de purificação corporal. Então, vale a máxima: melhor não sujar a ter que limpar. Ou ainda: se sujou, limpe!


Parece mágica, mas não é. Na verdade, como a prática regular de yoga reduz os níveis de ansiedade e estresse, naturalmente a pessoa que come compulsivamente por este motivo, abandona esse hábito sem esforço. Isso também serve para vícios.


Em relação a distúrbios de estresse e sono, há estudos que indicam que a falta de sono está diretamente ligada ao estímulo do hormônio que aumenta a fome e inibe o da saciedade. Como a prática de yoga promove um profundo relaxamento e controle da mente, é certo que haverá uma regulação na produção desses hormônios.


Se não é emagrecimento que você procura, você também pode dar uma olhada no nosso artigo sobre "por que fazer yoga".


Então, agora que você já sabe disso tudo, fica o convite para praticar aqui com a gente!


BeijOM


#yoga #auladeyoga #yogaemagrece #beneficiosdoyoga #bemestar #yogaecorrida #yogaemusculacao #yogaeansiedade #vicios #yogaecura #namasteyoga

  • Preto Ícone YouTube

©2018 feito com carinho por NAMASTÊ Yoga e Bem Estar (última atualização 08/2020)

Contato: (11) 98064-3933

Healing - CNPJ 35.282.926/0001-00

namasteyogaebemestar@gmail.com