Surya Namaskar, a saudação ao Sol

Atualizado: Abr 29


Surya Namaskar ou Surya Namaskara é um termo em sânscrito que significa saudação (Namaskar) ao sol (Surya). Trata-se de uma sequência de 12 posturas de yoga que simbolizam gratidão e reverência ao sol.

Estas posturas são realizadas de forma harmônica e fluida, sendo que cada uma delas representa uma posição do ponteiro do relógio e estabelece uma conexão com essa poderosa energia.


Mais do que um exercício de despertar físico matinal, a prática do Surya Namaskar é um momento de conexão com a sua própria luz interna, seu próprio sol. Os movimentos precisam ser feitos com presença, com intenção. Assim, é possível alcançar o alinhamento da mente, do corpo e da respiração.

Essa prática traz virtudes e qualidades que são desenvolvidas internamente como autoconfiança, alegria, paciência, auto superação, amor.

Fisicamente, a prática resulta em aquecimento do corpo, alongamento dos músculos e desintoxicação dos órgãos internos, trabalhando também o sistema circulatório, respiratório e trazendo muita energia.


Os movimentos são realizados com o corpo voltado para o leste e a respiração utilizada é Ujjayi (executado com uma leve contração da glote, que produz um ressonar quando o ar passa). Mas você também pode realizar uma sequência para cada ponto cardeal, intensificando ainda mais a sua prática.

É uma sequência que pode ser praticada a qualquer hora do dia, mas é especialmente praticada pela manhã, antes do nascer do sol, para ativar e saudar a fonte geradora da energia vital, o Sol.

É possível encontrar muitas variações. Veja qual delas seu corpo se adapta melhor e saiba que há muitas possibilidades de execução.


Nesta aula eu mostro a sequência do Surya Namaskar com pausas nas posturas, mas você pode praticar de forma fluida.






Espero que tenha gostado! Dúvidas, sugestões e reclamações pode entrar em contato que terei o maior prazer em responder. BeijOM!


#suryanamaskar #saudaçãoaosol #sol #reverenciaaosol #energiadosol #gratidão

Posts recentes

Ver tudo