Por que fazer Yoga?

Atualizado: 12 de Abr de 2019

Quais os motivos que levam uma pessoa a fazer yoga?

Meditação é apenas uma das várias técnicas de yoga

Atividade Física


Yoga não é esporte. E nem é exclusivamente feminino. Yoga é uma atividade que visa unir o ser como um todo. Também é considerada uma filosofia de vida. Pode e deve ser praticado por homens, apesar da grande maioria das aulas serem frequentada por mulheres.

No Yoga não há competição. Cada ser é único e cada um segue à sua maneira, superando suas dificuldades e avançando com respeito aos seus limites. Nas nossas aulas, sempre ensinamos que o respeito aos próprios limites é fundamental, principalmente porque uma das diretrizes de conduta de um praticante é cultivar a não agressão (ahimsá), e ela começa com a não agressão ao nosso próprio corpo. Nesse caso, para evitar lesões e desconfortos vale a antiga máxima: devagar e sempre.



Relaxamento


A prática regular de Yoga faz com que o indivíduo crie a capacidade de relaxar, de olhar para si, que aprimore o foco mental e, como consequência, elimine as toxinas presentes no corpo e melhorando o desempenho como um todo, trazendo maior flexibilidade e tônus muscular. E para quem já pratica outro esporte, o aumento da flexibilidade pode auxiliar a evitar contusões e estiramentos, além de melhorar também a qualidade da respiração de cada um. Durante as aulas é muito utilizado o sono yogue (yoganidrá) para se alcançar estados profundos de relaxamento e trazer uma enorme sensação de bem estar aos praticantes.



Autoconhecimento


A verdadeira intenção da prática de posturas (ásanas) durante uma aula de yoga também pode ser vista como melhorar o condicionamento físico geral para proporcionar ao praticante uma vida saudável, livre de doenças, e que dê condições para que este possa permanecer confortável em uma posição de meditação (confira também nosso post sobre yoga e emagrecimento clicando aqui). Porém, durante as práticas somos naturalmente convidados a levar a consciência às partes do nosso corpo, à nossa respiração, ao nosso ser, àquilo que acontece no interior do nosso corpo, o que também abre caminhos para o autoconhecimento e desenvolvimento de amor próprio, pois você sente que está cuidando melhor do único meio pelo qual você é capaz de viver esta vida, seu próprio corpo.


Cura física ou emocional


Esta é bastante comum, principalmente quando nos damos conta que stress e depressão são o mal do século. Diante dos estudos realizados até agora, foi possível constatar que a prática de yoga traz benefícios às pessoas que sofrem destes males. Mas não é apenas yoga, pesquisas mostram que a meditação (também praticada durante as aulas), é capaz de criar novas conexões cerebrais e aumentar a capacidade do indivíduo em lidar com situações difíceis.

Por outro lado, muito se fala de yoga como ferramenta para aumentar a mobilidade da coluna e diminuir a sensação geral de dor e desconforto no corpo, muitas vezes devido ao sedentarismo e que também é bem comum em tempos modernos pela falta de tempo ocasionada pelo excesso de trabalho, estudos, afazeres domésticos e tudo mais.


Bem estar geral


Yoga também é para quem quer se tornar uma pessoa mais saudável, menos estressada, menos irritada, para quem quer cultivar o amor a si e aos outros. Yoga é vida! E é para todos!!!


E eu poderia escrever inúmeras linhas obre os benefícios do yoga, para homens, para mulheres, para crianças, para todos os seres vivos, mas ao invés disso, vou apenas convida-lo a praticar. Não peço nem que acredite no que acabou de ler, peço apenas que pratique e sinta os benefícios em si mesmo.


Como nem tudo são flores... saiba que há restrições médicas a serem consideradas. Então, o mais importante é que você tenha o aval do seu médico antes de iniciar a sua prática. Mas cá entre nós: procure um médico que saiba o que é yoga, hein?


BeijOM


#yoga #saude #bemestar #beneficiosdoyoga #praticadeyoga #yogaesaude #yogaevida #porqueyoga #cura #depressão #stress #autoconhecimento #relaxamento

  • Preto Ícone YouTube

©2018 feito com carinho por NAMASTÊ Yoga e Bem Estar (última atualização 08/2020)

Contato: (11) 98064-3933

Healing - CNPJ 35.282.926/0001-00

namasteyogaebemestar@gmail.com