Chakra, o que é isso?

Você já deve ter ouvido falar em chakras ou chacra, não é mesmo?


Basicamente, esta palavra em sânscrito significa roda ou centro. No Yoga, utilizamos muito este termo para nos referir aos sete principais centros de energia no nosso corpo.

Através da prática do Yoga é possível desobstruir os canais energéticos para que a energia, chamada de prana, possa fluir livremente pelo corpo (energético).

Na imagem você pode observar os pontos de luz com início na base da coluna, seguindo até o topo da cabeça. Estes são os centros de energia mais conhecidos e são representados por cores, sons, símbolos, elementos e glândulas. Aqui vai um resumo bem simples de cada um deles:



MULADHARA CHAKRA

É o primeiro centro de energia e está situado na base da coluna. Ele também é conhecido como Chakra Base ou Básico. É o responsável pelo seu instinto de sobrevivência, pela sua ligação com o Planeta Terra e com a mãe natureza. Tem poder de ação, de movimento. É a base da existência terrena, das conquistas materiais e da prosperidade financeira.


SWADISTHANA CHAKRA

O segunda é o Chakra Umbilical ou Esplênico. Ele também é conhecido como Chakra Sexual. Responde pela alegria, criatividade e despertar da sexualidade. Neste centro de energia busca-se o equilíbrio do poder de atração, sedução e relacionamento. É nele que as ideias ganham materialização.


MANIPURA CHAKRA

Também conhecido como Plexo Solar, este chakra responde pelas emoções mais densas como raiva, remorso, angústia, medos, tristeza... É nele que se trabalha o ego. Mas perceba que não buscamos a eliminação do ego e sim, o controle dele. Quando está equilibrado, este chakra desenvolve segurança e tranquilidade.


ANAHATA CHAKRA

É o Chakra do Coração ou Cardíaco. É o centro das emoções, e o local onde a inteligência emocional pode ser despertada. Quando está desenvolvido, este chakra permite que a pessoa saiba expressar sentimentos de amor, compaixão e perdão. Coincidência ou não, está situado entre os três inferiores (mais densos) e os três superiores (mais sutis).


VISHUDDHA CHAKRA

Se você quer se expressar, se comunicar com o mundo, é aqui que você precisa desenvolver. O chakra Laríngeo é responsável por permitir que a inspiração flua e cria esta conexão com o mundo, fazendo com que você se sinta "escutado/a". Sabe quando você sente um nó na garganta e até engole seco? É a energia estagnada neste chakra porque você não se expressou de forma eficaz para libera-la e manter seu chakra em harmonia .


AJÑA CHAKRA

Lugar do Terceiro Olho. Neste chakra se desenvolve o poder da intuição, do discernimento, da imaginação e do conhecimento. Mas não é do conhecimento que você lê em livros ou aprende em cursos, é do conhecimento vindo diretamente da Fonte.


SAHASRARA CHAKRA

Também conhecido como Chakra Coronário ou Lótus de mil pétalas, este chakra é responsável pela sua ligação com o Universo, com a Fonte, com Deus, com essa Força maior que você acredita. Está diretamente relacionado com a espiritualidade, além de regular o sono, o humor, o apetite e as funções mentais.


Agora você já sabe o que são e para que servem os chakras!

Dá até para alinhar os chakras através da meditação, sabia? Confira aqui neste vídeo:





Comenta aqui se você quer que eu faça um artigo sobre cada um, de forma mais detalhada.


E claro, se você quiser alinhar, balancear e trazer equilíbrio para os seus chakras, venha praticar Yoga com a gente! Você pode fazer uma aula experimental online e ao vivo! É só pegar o link das aulas inscrevendo-se no site.


Você também pode fazer parte do nosso grupo do Telegram gratuitamente clicando aqui.


Namastê!


#namaste #yogaonline #yogaemcasa


Posts recentes

Ver tudo