Japamala e a meditação

Atualizado: Jun 18


Japamala é um cordão de contas.

"Japa" é uma palavra em sânscrito que significa murmurar, sussurar; já a palavra "mala", tem vários significados, inclusive cordão.


Mais que um cordão de contas, o Japamala é visto e usado como um cordão de energia.




Mas por que usar um cordão (mala)?


O cordão de contas auxilia o praticante de meditação a entrar no estado meditativo com mais facilidade porque dá mais foco e maior determinação para quem o utiliza. Usar um cordão de contas durante a meditação auxilia no desenvolvimento da concentração e pode, ainda, ajudar a eliminar a tensão, ansiedade e medo, fazendo com que o praticante consiga atingir níveis mais altos de consciência.


Acredita-se que por meio das repetições de mantras (japa) forma-se, além da corrente física (cordão), uma corrente espiritual. Essa corrente espiritual é energizada através da repetição dos mantras.

Geralmente possui 108 contas ou em números de seu divisor (54, 27). O número 108 é considerado um número sagrado na cultura Hindu, por razões metafísicas e matemáticas.


Como usar seu Japamala


Primeiramente, você não deve colocar seu Japamala no chão e nem perto dos pés.

Ao utiliza-lo, deixe-o deslizar sobre sua mão direita, de forma que o indicador não toque as contas. O dedo indicador não é utilizado porque está diretamente relacionado com o ego. O polegar representa seu chakra da garganta e o dedo do meio representa o éter divino no chakra do coração. Mantenha o indicador estendido enquanto fizer sua meditação. A conta maior é o ponto de início e não deve ser tocada.


Puxe as contas de seu Japamala sempre em sua direção, uma a uma, entre seu dedo polegar e o dedo do meio. O polegar puxa cada conta enquanto o mantra escolhido é recitado, até dar a volta e completar 108 contas.


O ideal é que seja usado um Japamala para cada mantra, ou seja, se você usa um Japamala para entoar o mantra "OM", caso queira entoar outro mantra, como o "Ho'oponopono", seria melhor que fizesse uso de outro colar de contas, pois a energia emanada pelo primeiro mantra se perderá ao fazer uso do segundo mantra.


Esta é uma explicação bem simples da função do Japamala e como ele pode te ajudar a ter maior concentração nas suas práticas. Espero que tenham gostado!


BeijOM!


Fonte: www.eusouluz.com.br


#japamala #meditação #cordaodecontas #meditacaoyogue #colardemeditação

  • Preto Ícone YouTube

©2018 feito com carinho por NAMASTÊ Yoga e Bem Estar (última atualização 08/2020)

Contato: (11) 98064-3933

Healing - CNPJ 35.282.926/0001-00

namasteyogaebemestar@gmail.com