10 dicas para começar no Yoga



Legal, você decidiu fazer algo por você e agora quer praticar yoga. Ótimo!

No mesmo instante, surgem milhares de dúvidas sobre o que fazer, o que não fazer, como será, o que esperar...

Então fiz este post para te deixar mais tranquilo, ok? Confira estas 10 dicas para você começar a vivenciar o yoga.





Dica 1: Atestado médico


Se você possui algum problema de saúde, peça a liberação do seu médico para iniciar sua prática. Isso serve tanto para o Yoga quanto para qualquer outra atividade que você queira iniciar. Um dos objetivos do Yoga é promover a saúde do praticante, mas são necessários cuidados adicionais para pessoas que já possuem algum tipo de doença pré-existente.


Dica 2: Roupas adequadas


Você não precisa usar roupas caras, da moda, muito menos se preocupar com combinações. Apenas, vista se confortavelmente, de modo que consiga fazer movimentos amplos com os braços e pernas. De preferência, use roupas sem botões, zíper ou cordões para garantir maior conforto.


Dica 3: Barriga vazia


Quem é que consegue praticar atividade de barriga cheia? O desânimo e a preguiça pega geral, afinal, suas energias estão empenhadas em realizar a digestão. Então, o recomendado é que você faça refeições com duas horas de antecedência, no mínimo. Se for uma coisa bem leve, até pode ser com uma hora de antecedência, mas o melhor é barriga vazia!


Dica 4: Deixe as expectativas de lado


É completamente normal aquela ansiedade antes de chegar ao novo local, um professor que você não conhece, às vezes a turma já interage entre si e você acabou de chegar. Não se apavore. Mantenha a calma e desfrute o momento, afinal, é um momento que você tirou para cuidar de si, sem se preocupar com os outros, ou com o que os outros estão pensando sobre você.


Dica 5: Desligue ou tire completamente o som do seu celular


Isso é mega importante. Nem preciso dizer o porquê, né? Mas eu digo: Isso atrapalha a concentração. Já se imaginou sentado meditando calma e tranquilamente e de repente escutar um “trim” ou uma música super agitada? Acho que não combina.


Dica 6: Respeite os colegas


As pessoas reagem às atividades propostas de forma única. Cada ser é único com suas capacidades e limitações. Não se importe com quem faz ou quem não faz ou como faz. Parece estranho, mas numa aula de yoga é normal que as pessoas estejam focadas em fazer a própria postura e que não fiquem observando os demais. Apenas, concentre-se em si mesmo e desfrute deste momento prazeroso.


Dica 7: Mantenha o silêncio


Está englobado na dica anterior também. Enquanto uns gostam de conversar, outros querem introspecção. Use a aula de yoga para entrar em sintonia consigo mesmo, mantendo o silêncio e respeitando os demais. Sempre há momentos para conversas e descontrações, deixe para fazer isso antes ou depois da aula.


Dica 8: Mantenha a mente aberta


É normal que você chegue na sua primeira aula sem conseguir se equilibrar, ou fazer uma e outra postura. Desfrute deste momento para olhar para si e identificar pontos para melhorar, tanto fisicamente, como mental e emocionalmente. Apenas arrisque a fazer o que foi proposto, sem expectativas. A cada falha, tente de novo e aprenda a exercer a observação e superação sobre si mesmo. Ah, e não se assuste com os nomes em sânscrito que você ouve o professor falar, mas não entende.


Dica 9: Respeite seus limites


Mesmo que você tenha a saúde perfeita, nunca force ao tentar executar uma postura (ásana) que você ainda não consegue. Sempre pedimos aos alunos que respeitem o limite do próprio corpo e que permaneça confortavelmente em qualquer postura (ásana). Isso serve para que você pratique a auto-observação e que conheça suas próprias limitações, mas principalmente para evitar lesões e acidentes.


Dica 10: Permita-se mudar


O Yoga traz profundas mudanças, tanto corporais quanto mentais e emocionais. Se você não se adaptou a um estilo de Yoga ou à metodologia de determinado professor, procure por outros estilos ou outras escolas, mas não deixe de fazer sua prática! Os benefícios proporcionados pelo yoga são espetaculares, então não desista no primeiro obstáculo.


E aí, gostou? Já fez sua primeira aula? Se ainda não fez, experimente!


Namastê!


#dicasdeyoga #auladeyoga #comofazeryoga #yoga


  • Preto Ícone YouTube

©2018 feito com carinho por NAMASTÊ Yoga e Bem Estar (última atualização 08/2020)

Contato: (11) 98064-3933

Healing - CNPJ 35.282.926/0001-00

namasteyogaebemestar@gmail.com