É normal sentir dor com a prática de Yoga?

Atualizado: Mai 15

Muita gente tem essa dúvida porque praticou no dia anterior e agora está com o corpo dolorido. Ou então, após ter feito uma atividade física qualquer depois de algum tempo no sedentarismo. Então confira este artigo para saber se isso é uma coisa boa ou ruim.


Você praticou yoga pela primeira vez ou pela primeira vez depois de muito tempo e agora está com o corpo dolorido? Isto pode acontecer caso você tenha forçado demais durante a prática, ou seja, realizado as posturas além do limite do seu corpo, ou então, pelo simples fato de ter trabalhado a musculatura que estava há muito tempo parada, sedentária.

Mas se as dores forem durante as práticas de yoga, é preciso que você saiba que antes de mais nada prezamos sempre pelo conforto e estabilidade nas posturas, sejam elas quais forem. Se você praticar sempre tentando ultrapassar seu limite, correrá um grande risco de "ganhar" uma lesão.

Um dos termômetros para você saber se está indo além de seus limites, é perceber sua própria respiração. Quando a respiração sai do controle e você fica ofegante, é sinal de que a prática está intensa demais, diminua o ritmo. Se a respiração estiver controlada e ainda assim você estiver sentindo dores, avalie de onde vem esta dor, se ela se refere à sua flexibilidade ou não.


Mas você deve estar se perguntando: como posso saber quando é trabalho muscular de alongamento e quando isto já é prejudicial? Muito simples, basta lembrar desta dica: pergunte-se se você consegue permanecer mais 1 ou 2 minutos na postura. Se sua resposta for sim, é um incômodo pelo alongamento ou força que você está fazendo, mas mesmo assim você pode e deve diminuir a intensidade para evitar lesões. Se a resposta for não, é porque você está ultrapassando os limites do seu corpo e isso não é o recomendado. Neste caso, retorne da postura imediatamente.


Lembre-se a prática do yoga deve ser sempre confortável. A evolução é certa com a prática disciplinada e constante, não é necessário forçar nem agredir seu corpo, pois isto viola uma das diretrizes do próprio yoga, que é a não agressão (ahimsá). Mas isto já é assunto para outro post, né?


Então, me fala: se você já sentiu dores ao praticar? Quero saber sua resposta!


Um abraço pra você,


Namastê


#yoga #dor #corpo #auladeyoga #yogaparainiciantes #yogaonline #yogaedor #dornocorpo

  • Preto Ícone YouTube

©2018 feito com carinho por NAMASTÊ Yoga e Bem Estar (última atualização 10/2020)

Contato: (11) 98064-3933

namasteyogaebemestar@gmail.com